Números

Romeiros quase triplicaram para a Romaria da Medianeira

Juliana Gelatti

"

O que mais impressiona na romaria é o número de romeiros na procissão. Nos últimos 13 anos, quase triplicou a quantidade de pessoas na procissão: de 110 mil para 300 mil. Para dar conta da demanda de fiéis, a organização da Romaria de Nossa Senhora Medianeira foi aumentando a estrutura oferecida aos visitantes. Isso inclui dezenas de milhares de refeições e lanches, velas e lembrancinhas produzidos por  centenas de voluntários. Confira no quadro os números deste ano.

Começam os preparativos para a 72ª Romaria da Medianeira

Com o tempo, a secretaria de Turismo da prefeitura também tem procurado conhecer melhor o público que chega a repetir a população de Santa Maria na caminhada junto a Nossa Senhora. Em 2009, foi feita uma ampla pesquisa. Desde então, algumas ações foram organizadas para melhorar a recepção a quem vem de fora.

– Nós percebemos que a maior parte das pessoas que vem de fora não fica muito tempo na cidade. Vem porque tem uma relação com Santa Maria, e são poucos os que vêm de fora do Estado. Também verificamos que alguns visitantes poderiam ficar mais tempo se o comércio estivesse aberto como ocorrerá no domingo – diz a secretária de Turismo, Norma Moesch.

Comércio estará aberto no domingo da Romaria

E uma das conclusões é que  os romeiros de fora costumam concentrar suas atividades no Parque da Medianeira e arredores, sem se deslocar muito pela cidade, a não ser para o shopping. Isso confirma casos de outros santuários, como o de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, onde foi construída uma estrutura gigantesca bem próxima à igreja.

700 voluntários

Por isso, ganha importância o trabalho dos voluntários da Medianeira que, neste ano, devem somar 700 pessoas, de todas as idades. Atuando na fabricação e venda de milhares de velas, na produção dos lanches e almoços, na venda de lembrancinhas e terços, na recepção e ajuda aos romeiros.

Doces da Romaria já começam a ser vendidos

Com a trajetória, se tornam especialistas em liderar equipes, em cozinhar para multidões e a fabricar ou empacotar velas. Tania Rosane Luchese, por exemplo, é voluntária há 20 anos. No domingo, ela estará à frente de uma equipe de mais de 70 pessoas que se voluntariaram a servir o almoço. Porém, durante o ano, ela faz parte da coordenação da fabricação de velas.

– Os voluntários aumentam a cada ano e são bem acolhidos. Muitos vêm agradecer algo que conquistaram pela fé na Medianeira, e é justo. Ao abrirmos os olhos de manhã já temos motivos para agradecer – diz Tania.

De tudo o que é vendido durante a romaria, sobra à Paróquia Nossa Senhora Medianeira cerca de R$ 150 mil, usados em reformas e investimentos no parque, como o fechamento com grades para garantir a segurança ao longo do ano, e para ajudar na manutenção. A conta mensal de luz, por exemplo, ultrapassa os R$ 3 mil mensais, afirma a funcionária da paróquia Janete da Silva.

Trezena segue hoje

Hoje à noite, a missa da Trezena Móvel será na paróquia Santa Catarina.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é detido ao tentar jogar celulares e armas artesanais para dentro de penitenciária em Santa Maria

Próximo

Morre tucano resgatado às margens da BR-158 em Santa Maria

Geral