O que mais impressiona na romaria é o número de romeiros na procissão. Nos últimos 13 anos, quase triplicou a quantidade de pessoas na procissão: de 110 mil para 300 mil. Para dar conta da demanda de fiéis, a organização da Romaria de Nossa Senhora Medianeira foi aumentando a estrutura oferecida aos visitantes. Isso inclui dezenas de milhares de refeições e lanches, velas e lembrancinhas produzidos por centenas de voluntários. Confira no quadro os números deste ano.
Começam os preparativos para a 72ª Romaria da Medianeira
Com o tempo, a secretaria de Turismo da prefeitura também tem procurado conhecer melhor o público que chega a repetir a população de Santa Maria na caminhada junto a Nossa Senhora. Em 2009, foi feita uma ampla pesquisa. Desde então, algumas ações foram organizadas para melhorar a recepção a quem vem de fora. Nós percebemos que a maior parte das pessoas que vem de fora não fica muito tempo na cidade. Vem porque tem uma relação com Santa Maria, e são poucos os que vêm de fora do Estado. Também verificamos que alguns visitantes poderiam ficar mais tempo se o comércio estivesse aberto como ocorrerá no domingo diz a secretária de Turismo, Norma Moesch.
Comércio estará aberto no domingo da Romaria
E uma das conclusões é que os romeiros de fora costumam concentrar suas atividades no Parque da Medianeira e arredores, sem se deslocar muito pela cidade, a não ser para o shopping. Isso confirma casos de outros santuários, como o de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, onde foi construída uma estrutura gigantesca bem próxima à igreja.700 voluntários
Por isso, ganha importância o trabalho dos voluntários da Medianeira que, neste ano, devem somar 700 pessoas, de todas as idades. Atuando na fabricação e venda de milhares de velas, na produção dos lanches e almoços, na venda de lembrancinhas e terços, na recepção e ajuda aos romeiros.
Doces da Romaria já começam a ser vendidos
Com a trajetória, se tornam especialistas em liderar equipes, em cozinhar para multidões e a fabricar ou empacotar velas. Tania Rosane Luchese, por exemplo, é voluntária há 20 anos. No domingo, ela estará à frente de uma equipe de mais de 70 pessoas que se voluntariaram a servir o almoço. Porém, durante o ano, ela faz parte da coordenação da fabricação de velas. Os voluntários aumentam a cada ano e são bem acolhidos. Muitos vêm agradecer algo que conquistaram pela fé na Medianeira, e é justo. Ao abrirmos os olhos de manhã já temos motivos para agradecer diz Tania.
De tudo o que é vendido durante a romaria, sobra à Paróquia Nossa Senhora Medianeira cerca de R$ 150 mil, usados em reformas e investimentos no parque, como o fechamento com grades para garantir a segurança ao longo do ano, e para ajudar na manutenção. A conta mensal de luz, por exemplo, ultrapassa os R$ 3 mil mensais, afirma a funcionária da paróquia Janete da Silva.
Trezena segue hoje
Hoje à noite, a missa da Trezena Móvel será na paróquia Santa Catarina.